Postado em quarta-feira, 6 de março de 2019 às 19:23

Espécie rara de perereca é encontrada em reserva de parque municipal em MG

Animal, que está ameaçado de extinção, foi encontrado em Itajubá.




Uma espécie rara de perereca foi encontrada em uma reserva do Parque Municipal de Itajubá (MG). O animal, que está ameaçado de extinção, só tem cerca de oito centímetros. A descoberta surpreendeu até os biólogos, que estavam à procura de espécies comuns.

A espécie é muito difícil de ser avistada a olho nu. Por ser uma perereca de folhagem, ela é esverdeada e se confunde com a vegetação. Ela chega no máximo a oito centímetros.

Segundo os biólogos, se trata de uma "Phillomedusa Burmeisteri", que está em extinção em várias regiões do Brasil. Apenas 24 desses gêneros são conhecidas no Brasil.

A espécie foi encontrada em uma área que é ecologicamente protegida, em uma reserva onde fica o Parque Municipal da cidade, em um espaço que não é aberto ao público.



"Isso mostra como a nossa reserva é preservada, porque como é uma espécie sensível, ela precisa de ambientes bem preservados mesmo para sobreviver. Então quer dizer que se ela está aqui é porque é um ambiente bem preservado mesmo", explica o biólogo Júlio César de Souza.

O objetivo dos biólogos é continuar explorando a área, através de novas descobertas.

"Como é um bicho muito raro e sensível, provavelmente outras espécies desse parâmetro, com certeza terão outros", completou o biólogo.

Segundo a prefeitura, apenas pesquisadores, biólogos e representantes de universidades têm acesso à área onde a nova espécie foi encontrada.

"Qualquer resultado que eles tenham, eles passam pra gente fazer essa divulgação, porque é importante para que as pessoas possam conscientizar como é importante fazer a preservação dessa reserva biológica", disse o chefe de unidade e conservação, José Alfredo Carneiro Filho.





Fonte: G1 Sul de Minas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.