Postado em quinta-feira, 29 de novembro de 2018 às 01:01

Artista transforma escola em espaço de arte

Um funcionário, que também é artista, transformou o ambiente escolar em um espaço onde se vivencia arte.


Alessandro Emergente

A arte como um aliado importante no processo educacional. É esse o ambiente que se pode perceber na Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Correa a partir das intervenções artísticas feitas por Edvaldo da Costa Oliveira, funcionário da escola e artista plástico.

O espaço escolar foi transformado pelo talento do artista, que aproveita os momentos na escola para dar mais vida e alegria ao ambiente. Em cada espaço da escola é possível perceber o toque do artista, que transforma tudo em arte, deixando o ambiente mais acolhedor.

Edvaldo utiliza materiais recicláveis, como tampa de garrafas e pneus, para as intervenções artísticas. Parte desse material, comenta o artista, foi fornecido pelos próprios alunos, que colaboram com a construção de um novo ambiente.

O jardim foi transformado em uma espécie de sala de aula ao ar livre (Fotos: Alessandro Emergente e Reprodução)


Caminhar pela escola pode revelar descobertas como as obras minimalistas (que utiliza poucos elementos como base de expressão) para retratar personagens da ciência como o físico Albert Einstein, responsável pela teoria da relatividade geral. A tentativa é representar personagens importantes, trazendo-os para o universo escolar.

O professor de Sociologia da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Marcelo Conceição, doutor em Educação pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica/São Paulo), diz que o processo pedagógico não pode ser pensado sem que haja um lugar adequado para as interações que são necessárias para seu efetivo desenvolvimento. “A modificação de um espaço de maneira a torná-lo um lugar, parte de um espaço, agradável representa parte importante da estrutura escolar”, observa.

Leitura ao ar livre

Para o professor de Língua Portuguesa Alan da Silva Barreto, o ambiente de aprendizagem deve proporcionar harmonia, envolvendo aluno e funcionários. “É muito importante quando a escola promove um ambiente acolhedor, cria-se vínculos afetivos (...) e os alunos ficam mais engajados. Ter essa possibilidade ou essa opção de trabalho faz muita diferença”, comenta.

Alan Barreto é um dos professores que utiliza um dos espaços que foi modificado pelo talento do artista e funcionário. Trata-se de um jardim que foi transformado em uma espécie de sala de aula ao ar livre, que o professor usa como espaço de leitura com os alunos do ensino fundamental. “A aula de leitura, por exemplo, se torna muito mais prazerosa num ambiente que favoreça a concentração e o contato com a natureza”, comenta.

Edvaldo Oliveira em uma de suas intervenções. A mesa foi adaptada para estimular os alunos a praticarem o xadrez (Foto: Alessandro Emergente)


As próprias salas de aulas também receberam o cuidado do artista, por meio de pinturas. Diferentes estilos e representações artísticas podem ser percebidas, desde a representação do símbolo da escola com traços do tropicalismo até o cubismo ao representar Alfenas em um dos espaços por onde os alunos passam no dia a dia.

Conceição chama a atenção para o aspecto simbólico do espaço escolar. Lembra da importância de identificação do aluno com o espaço e, quando isso não ocorre, o estudante desenvolve o desejo de não querer permanecer no local, criando barreiras que afetam as interações e, consequentemente, o aprendizado. “Esse espaço muitas das vezes não é percebido em toda sua complexidade, especialmente no aspecto simbólico”, comenta.

Representação de Alfenas por meio do cubismo, traços minimalistas são alguns exemplos das obras (Fotos: Alessandro Emergente e Reprodução)


Para 2019, Edvaldo Oliveira, que hoje é auxiliar de serviços básicos, deve deixar a escola para investir em um ateliê, que será inaugurado no bairro Vista Grande. O artista fará releituras e criações, com destaque para obras cubistas. Quem quiser conhecer mais sobre as obras do artista pode acompanhar em sua página no Facebook ou entrar em contato pelo e-mail edvaldocost@hotmail.com. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.