Postado em quarta-feira, 28 de novembro de 2018 às 08:01

Quem tem inchaço na barriga deve se preocupar com mioma ou câncer de ovário


 Intolerância a algum tipo de comida, distúrbios hormonais, má alimentação, enfim, são bastante variadas as causas do inchaço na barriga. Na grande maioria dos casos, a condição é resultado de retenção de líquidos e não significa grandes problemas de saúde.

Intolerância a algum tipo de comida, distúrbios hormonais, má alimentação, enfim, são bastante variadas as causas do inchaço na barriga. Na grande maioria dos casos, a condição é resultado de retenção de líquidos e não significa grandes problemas de saúde.

Inchaço abdominal pode ser sinal de mioma

Miomas são tumores uterinos formados por tecido muscular que nascem benignos e morrem benignos, por isso não oferecem alto risco à paciente.

No entanto, de acordo com o radiologista Dr. Osvaldo Inácio Pereira, do Hospital São Luiz, em São Paulo, a condição precisa ser tratada para evitar complicações em longo prazo, como anemia, ocasionada pela perda de sangue em grandes quantidades.

Sintomas de miomas uterinos

A doença atinge quase metade da população feminina e tem maior incidência entre os 30 e 50 anos de idade. O médico explica que miomas são geralmente assintomáticos, mas, em alguns casos, podem dar sinais como:

  • Estufamento e dores abdominais
  • Menstruação de longa duração
  • Sangramentos fora do período menstrual
  • Cólicas menstruais
  • Dor durante a relação sexual

Tratamento para mioma

Existem tratamentos do mioma com medicação para diminuir os sintomas, cirurgia que retira o útero (histerectomia) ou apenas o mioma (miomectomia) e a embolização da artéria uterina, que é minimamente invasivo e é recomendado principalmente para pacientes que desejam engravidar.

Inchaço na barriga pode ser sinal de câncer de ovário
Com alto índice de mortalidade, o câncer de ovário pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum entre mulheres acima dos 50 anos de idade, principalmente as que já possuem histórico familiar da doença. Tratamentos de reposição hormonal e até mesmo as idades da primeira menstruação e do início da menopausa podem ser fatores de risco.

Sintomas de câncer de ovário
Segundo a ginecologista Angélica Nogueira, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, o câncer de ovário é silenciosos e apresenta sintomas inespecíficos, como:

Inchaço na barriga

  • Constantes idas ao banheiro para urinar
  • Alterações dos hábitos intestinas
  • Dor na região pélvica
  • Sensação de saciedade
  • Enjoos


Câncer de ovário: diagnóstico e tratamento


O diagnóstico de câncer de ovário pode ser obtido através de um exame de imagem do abdômen total – ultrassom, tomografia ou ressonância magnética – e um exame de sangue específico chamado CA1245.

A cirurgia para o câncer de ovário é avaliada de acordo com cada caso, entretanto, muitas vezes fazemos uma cirurgia total para retirar os dois ovários, o útero, as trompas e outras estruturas do abdômen, diz a ginecologista.

O diagnóstico tardio de câncer de ovário faz com que o número de tratamentos com quimioterapia seja inferior se comparado às cirurgias. De acordo com a médica, quanto mais precoce a descoberta da doença, menos complexo e mais curto é o tratamento.



Fonte:Vix